A trajetória da Toyo Matic teve início em 1987, tendo como principal atividade a reforma de máquinas e equipamentos, bem como a construção de moldes, dispositivos e ferramentas. Nesta época, diante da falta de peças de reposição no mercado, a empresa aprimorou suas técnicas e habilidades em usinagem, a fim de atender suas próprias necessidades.

Alguns anos depois, por volta de 1998, com o mercado de telecomunicações em franco crescimento, surge uma oportunidade de mudança e a Toyo Matic inicia sua primeira experiência na produção de peças seriadas e de alta precisão. No mesmo período abriram-se as portas do mercado automotivo.

Somente em 2001, a empresa consegue realizar o grande desejo de ingressar no mercado aeroespacial, dando início à sua parceria com a Embraer, dentre outros clientes do mesmo segmento.

Ao longo desses anos e através da experiência adquirida, oportunidades foram surgindo em outros segmentos, tais como no setor de geração de energia e área médica, diversificando assim nosso leque de atuação.